Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande, RS, Brazil
Possui graduação em Física licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2011) e mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (2014). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal do Pampa - campus Uruguaiana e tutor a distância da Universidade Federal do Rio Grande. Temáticas principais de investigação:Ensino de Física, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nos Processos de Ensino e de Aprendizagem; Formação de professores de Ciências e desenvolvimento de projetos para a Educação Básica. Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4444504D3

VISQ

O programa VISQ foi desenvolvido pelo Bolsista de Iniciação Científica Marcelo Resende Thielo, sob orientação do Prof. Dr. Arion de Castro Kurtz do Santos, no Laboratório de Computação do Setor de Física, situado no Departamento de Física da Universidade do Rio Grande, baseado nas idéias originais de Jon Ogborn (Instituto de Educação da Universidade de Londres).
O programa utiliza-se da matemática das redes neurais, fazendo com que neurônios e sinapses, representados por caixas e elos, respectivamente, descrevam um comportamento dinâmico em função do tempo.
A aplicabilidade do mesmo estende-se a várias áreas do conhecimento, sendo possível a modelagem de inúmeras situações. Tendo em vista o ambiente amigável do programa, o mesmo pode ser usado por crianças a fim de propiciar o desenvolvimento de habilidades como capacidade de tomada de decisões, envolvendo problemas ambientais em situações diversas. O aluno confronta-se com problemas e tem como tarefa descobrir suas causas e solucioná-los. Cabe a cada um descobrir o potencial do programa e sua aplicação.
O programa VISQ pode ser adquirido de forma gratuitamente na página http://www.modelciencias.furg.br.
Category: 3 comentários

3 comentários:

Roberta disse...

Oi Charles! Muito legal teu blog! Inclusive, vou baixar esse programinha novo aí que postastes, quem sabe não aumento minha capacidade de resolver problemas rsrsrs
Quando quiser dar uma chegadinha no meu blog (aproveito para convidar), estamos precisando de físicos por lá... (rsrsrsrs)

Charles Guidotti disse...

obrigado Roberto!!!

Em breve vou postar algumas coisas bem legal!!!!

Nonono disse...

oi, sou o Marcelo Thielo que escreveu o VISQ. Você pode baixar uma nova versão do mesmo em http://www.if.ufrgs.br/~thielo. Parabéns pelo blog.

Postar um comentário